Bolo de Casca de Tangerina Betechef

Nas cascas das frutas e legumes conta o rico valor nutricional destes alimentos, ou seja, a quantidade de vitaminas, sais minerais e proteínas que estão concentradas nas cascas e folhas e, em alguns casos, até em quantidade maior que na parte costumeiramente utilizada. A massa deste bolo é uma delícia, levíssima, fofinha e super saborosa...Tenho certeza que que se você fizer não vai se arrepender.


Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de cascas de tangerina picadinha
  • 1 xícara (chá) de óleo menos 2 dedos
  • 4 ovos inteiros
  • 1 ¹/² xícara (chá) de sucralose (adoçante forno e fogão)
  • 1 ¹/²  xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1/2 xícara (chá) amido de milho (maisena)
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • farinha  e margarina para untar a forma

Preparo:

Coloque no liquidificador as cascas da tangerina, o óleo, os ovos e o açúcar. Bata bem. Em uma vasilha coloque a farinha, o fermento e vá colocando aos poucos a mistura batida no liquidificador. Misture tudo muito bem, unte e enfarinhe uma forma e  coloque a mistura batida. Leve ao forno médio por aproximadamente 40 minutos ou até que ao enfiar o palito o mesmo saia limpo.

É Bom Saber:

Além de seu poder refrescante e sabor delicioso, a ponkan é rica em vitaminas e pectina. Ela deve ser ingerida de preferência com o bagaço, pois ele é fonte de fibras e auxilia na regulação do funcionamento intestinal e também reduz a absorção de colesterol. 

Alguns estudos mostram que os compostos bioativos (limonoides) presentes nas frutas cítricas reduzem os riscos de cânceres e doenças cardiovasculares. Isso ocorre, pois esses compostos possuem propriedades antioxidantes e, quando estão associados a uma alimentação saudável, tornam-se também fortes aliados na prevenção do envelhecimento.

Principais compostos presentes na ponkan:

Vitaminas B1 e B2: melhoram a saúde da pele, olhos, cabelo, fígado e boca.

Carotenoides 

Atuam na defesa do organismo mantendo nossas mucosas saudáveis. Sua deficiência acarreta problemas nos olhos, como xeroftalmia (secura da córnea), nome dado aos diversos sinais e sintomas devido à carência da vitamina, entre eles destaca-se a cegueira noturna (dificuldade de enxergar no escuro), ressecamento e infecção na pele e mucosas.

Também contém sais minerais como magnésio, potássio, cálcio e fósforo, sendo rica em vitamina C.

Que tal adicioná-la à sua alimentação após o almoço?

A incrível combinação de um almoço saudável com o consumo de frutas ricas em vitamina C auxilia na absorção do ferro presente no feijão e nas saladas. Quando ingerimos um alimento rico em vitamina C, ele vai aumentar a biodisponibilidade do ferro e fazendo com que esse seja mais bem aproveitado pelo nosso organismo. 

Curiosidade:

Você sabe a diferença entre ponkan e mexerica (Citrus deliciosa Tenore)?

As duas são tangerinas, com aspectos de sabor e aroma bem parecidos, porém cada uma deriva de um cruzamento genético entre duas espécies diferentes. Outra distinção é que a mexerica possui em sua casca muito mais óleos essenciais (deixando aquele cheiro forte e ácido quando se descasca a fruta) do que a ponkan. 

Obs.: "na minha opinião a tangerina é mais saborosa, a ponkan é mais seca e fribrosa, e a mexerica já é mais azeda. Mas todas são saborosas e ricas em vitaminas"! Minha opinião

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sagu Soltinho

Dica: FLAMBAR ALIMENTOS: O QUE É? PRA QUE SERVE?

Licor de Jambo