11 Tipos de Arroz

http://www.dreamstime.com/stock-image-rice-image16743261 
O arroz é um alimento bem presente na mesa do brasileiro. Como não gostar do simples e clássico arroz e feijão nosso do dia a dia? A verdade é que esse grão é super versátil e nos permite variar os pratos, inclusive sendo ele a estrela da refeição, e não só um mero coadjuvante.

Existem dois tipos de classificação do arroz, os de grãos longos, que quando cozidos ficam mais soltinhos e macios e os de grãos curtos, que após cozidos ficam mais “grudadinhos”, úmidos e pesados.

Dentro dessa classificação há diversos tipos de arroz. Conheça melhor os 11 tipos que selecionei aqui que podem te ajudar a deixar seu dia a dia mais criativo e saboroso.

Agulhinha: Obtido a partir da retirada da casca do grão integral, este é o arroz mais consumido no Brasil. É um acompanhamento bem versátil que combina muito bem com qualquer tipo de carne. A proporção ideal para deixar o arroz agulhinha soltinho e saboroso é uma xícara de arroz para duas xícaras de água. Essa medida serve de duas a três pessoas, dependendo da fome.
arrozc
Arbório: Bastante usado para risotos, o arbóreo possui uma boa quantidade de amido, o que deixa os pratos bem cremosos. Seu tempo de cocção é em média 15 minutos.
http://www.dreamstime.com/stock-image-rice-still-life-carnaroli-arboreo-image30350451 
Basmati: É uma variedade do arroz branco, porém é aromático e com o grão longo. Muito usado em pratos indianos, é um arroz leve que acompanha muito bem pratos que levam condimentos como curry e leite de coco. Para cozinhar 2 porções a medida é 240ml de água e 150g de arroz.http://www.dreamstime.com/royalty-free-stock-photo-basmati-rice-image25125045
Carnaroli: Os italianos adoram esse arroz. É rico em amido, o que dá uma consistência bastante cremosa, ideal para preparar risotos. Tem um grão médio e mais fino que o arbóreo. Seu tempo de cocção é em média 18 minutos.

http://www.dreamstime.com/stock-image-carnaroli-risotto-rice-image8803831 
Cateto: Tem grãos curtos, arredondados e um pouco transparentes. Ele pode ser integral ou misto, que é uma mistura de grãos integrais e vermelhos. É super saudável, rico em nutrientes e vitaminas. A medida para o preparo é de 1 xícara de arroz para 2 ½ xícara de água.
http://www.dreamstime.com/royalty-free-stock-photos-brown-rice-image419738 
Integral: Esse é um arroz saudável, rico em vitaminas, minerais e fibras, o que ajudam a aumentar a sensação de saciedade. A medida que você deve usar é 1 xícara de arroz para 2 ½ xícara de água.
http://www.dreamstime.com/stock-photo-brown-rice-pile-isolated-white-image14996070 
Jasmim: De origem tailandesa, também chamado de “thai”, o arroz jasmim é muito similar ao Basmati, muito aromático, porém com menos goma. Para preparar uma xícara de arroz use 2 xícaras de água.
http://www.dreamstime.com/stock-photography-bowl-jasmin-rice-jasmine-white-background-image31640132
Preto: Esse arroz é uma variedade do arroz integral. Tem sabor mais exótico, amendoado, textura firme, grãos escuros e arredondados. Combina bem com frutos do mar e carne de caça e pode ser consumido também com salada. É rico em antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais. Você pode cozinhar na panela de pressão por 25 minutos nas medidas: 1 xícara de arroz para 2 ½ xícaras de água ou na panela normal com tempo de cocção de mais ou menos 45 minutos e medidas: 1 xícara de arroz para 3 xícaras de águas.
http://www.dreamstime.com/stock-photography-black-rice-spoon-wooden-background-image35064752
Selvagem: O arroz selvagem conquista pela aparência diferenciada e sabor exótico. Tem alto valor proteico e é rico em fibras. Combina bem com carnes, especialmente as nobres e defumadas, além de ser bem utilizado em saladas também. A proporção que você deve usar é 1 xícara de arroz para 3 xícaras de água.

http://www.dreamstime.com/royalty-free-stock-image-mixture-wild-rice-food-background-image31321186
Vermelho: Esse é outro arroz que possui grande número de nutrientes com alto teor de ferro e zinco, podendo, inclusive ajudar a baixar os níveis do colesterol ruim, o LDL. Tem sabor levemente defumado, combina bem com saladas e carnes brancas. A medida que você deve usar é 1 xícara de arroz para 2 ½ xícara de água.
http://www.dreamstime.com/stock-photos-brown-rice-grains-image9110013
Vialone nano: De origem italiana, o Vialone nano tem um grão bem curtinho e arredondado. É o tipo de arroz que deixa o risoto mais cremoso, pois tem mais amido que qualquer um. O tempo de cocção desse arroz é maior que o arbóreo e o carnaroli, média de 20 minutos. Mesmo após o cozimento os grãos continuam firmes.

http://www.dreamstime.com/royalty-free-stock-photos-dry-arborio-white-rice-dried-variety-used-italian-risotto-food-dishes-image46920238
Compartilhe isso:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sagu Soltinho

Dica: FLAMBAR ALIMENTOS: O QUE É? PRA QUE SERVE?

Licor de Jambo