17 Legumes e Verduras: Como Escolher e Armazenar

Se tem uma coisa que eu não sei lidar é com desperdício de alimentos. Acontece que inúmeras vezes eu tive que jogar fora uma fruta ou verdura que na hora de comprar eu não soube escolher ou não armazenei direito e acabou estragando.
Saber selecionar e armazenar frutas e verduras adequadamente requer conhecimento e prática. Depois de muito pesquisar dicas em blogs a respeito, eu acabei aprendendo.
Trouxe aqui para vocês uma listinha de 17 verduras e legumes que mostro como escolher e guardar. Então, confira aqui as dicas que preparei que vão te ajudar a economizar e evitar o desperdício de alimentos quando você for à feira.

1. ABÓBORA
Como escolher: Prefira as de casca lisa, sem manchas e menores (as pequenas são mais saborosas). Se quiser comprar a abóbora já cortadinha, fique de olho se não tem manchas escuras e nem estão machucadas.
Como armazenar: Se você comprar a abóbora cortada em pedaços ela vai durar uns 4-5 dias na geladeira, já a inteira é melhor deixar fora da geladeira, pois poderá ser consumida em até 2 semanas.
Se preferir, os pedaços podem ser congelados crus, pré-cozidos ou em forma de purê.

2. AGRIÃO
Como escolher:  Escolha o agrião com as folhas verde-escuras e talos firmes.
Como armazenar: As folhas, em geral, devem ser armazenadas da mesma forma:
Higienize, deixando as folhas de molho com água e hipoclorito de sódio por 30 minutos, depois enxague com água filtrada para que saia todo o excesso do produto e seque bem. Você deve secar as folhas uma por uma delicadamente com um pano seco e limpo ou então usar o próprio secador de folhas. Guarde na geladeira, em saco plástico ou vasilha bem fechada sem exposição e contato com umidade por no máximo três dias.
Para aumentar o tempo e conservação das folhas você deve fazer da seguinte forma:
Forre um recipiente grande com um pedaço de papel-toalha e coloque uma camada de folhas já limpas e secas (verifique se estão bem secas). Cubra essas folhas com mais um pedaço de papel-toalha e vá intercalando as folhas com o papel toalha até finalizar com uma camada de papel-toalha para evitar que as folhas encostem na tampa. Feche bem o recipiente e guarde na parte de verduras e legumes da geladeira.

3. ALFACE
Como escolher: Alfaces lisas e crespas devem possuir as folhas maleáveis e com cores vibrantes. As alfaces americanas devem ter cor verde clara. Independente do tipo elas não devem apresentar manchas.
Como armazenar: Do mesmo jeito que o agrião.

4. BATATA (DOCE E INGLESA)
Como escolher:  Escolha as mais firmes, com a casca rosa ou branca, mais finas e lisas, sem cortes e rachaduras. No caso da batata doce, observe as raízes, pois elas devem ser mais compridas.Como armazenar: Conserve as batatas em lugar seco, em temperatura ambiente e longe da luz e dos insetos. Se guardar assim, elas podem duram até 2 meses. Não guarde na geladeira, pois a temperatura baixa vai influenciar no cheiro e sabor, além de deixar as raízes escurecidas.

5. BERINJELA
Como escolher:  Escolha a berinjela de cor roxa bem intensa, com casca lisa, fina, brilhante e sem nenhum machucado. Prefira as menores, pois têm menos sementes e são menos amargas. Para tirar o amargor da berinjela veja a dica que dei nesse outro post. Verifique se a folha na extremidade da berinjela está bem verde e presa à casca. Faça uma leve pressão com os dedos na berinjela e se ficar uma marca é sinal que ela está madura.Como armazenar: Não guarde a berinjela cortada, pois ela sofre um processo de oxidação que, além de ficar amarga, seu valor nutricional é reduzido. Guarde a berinjela inteira (com o cabinho verde e tudo) fora da geladeira, em um local arejado ou se preferir guardar na geladeira coloque-a dentro de um saco plástico na parte de legumes e verduras.

6. BETERRABA
Como escolher:  Compre a beterraba com casca uniforme, sem manchas ou deformações, e com a raiz firme. Prefira as pequenas ou médias e com folhas frescas.Como conservar: A beterraba pode ser conservada em local fresco por até uma semana e, na geladeira, por uns 15 dias.

7. BRÓCOLIS
Como escolher:  Escolha o brócolis com flores, talos e folhas de cor verde escuro e sem manchas. Se você achar alguma área amarelada é sinal de que o brócolis já está velho.Como armazenar: O brócolis é muito sensível e tem facilidade para estragar, então quando comprar não demore para consumir. Retire as folhas murchas e guarde o brócolis na parte de legumes e verduras da geladeira por até 4 dias, dentro de um saco de plástico perfurado.

8. CEBOLA
Como escolher:  Escolha as cebolas firmes e mais uniformes possíveis. Evite as com brotos nascendo, com áreas amolecidas ou com cheiro muito forte.Como armazenar: Conserve a cebola fora da geladeira, em um local seco, fresco e escuro, assim ela pode durar entre 3 a 5 semanas. Se a cebola estiver cortada, então embrulhe os pedacinhos em um papel-filme e guarde na geladeira por no máximo 2 dias.

9. CHUCHU
Como escolher:  Escolha o chuchu firme, com a casca verdinha, sem machucados ou espinhos.Como armazenar: O chuchu dura até uma semana se for guardado na parte de verduras e legumes da geladeira dentro de uma saco plástico.

10. COUVE
Como escolher:  Compre a verdura firme, com a folha verde-escura, fresca sem manchas amareladas ou escuras. A couve cortada em tirinhas é prática, porém é pobre em nutrientes.Como armazenar: Guarde a couve com as folhas inteiras, sem retirar o talo e conserve em um saco plástico, na geladeira, por uns 6 dias.

11. COUVE-FLOR
Como escolher:  Escolha a couve-flor com a cabeça bem redondinha e compacta. Os buquês devem ser firmes e de cor bem clara e as folhas devem estar verdes.Como armazenar:  Retire as folhas e guarde o buquê em saco plástico na parte de verduras e legumes da geladeira por até cinco dias.

12. ESPINAFRE
Como escolher:  Escolha o espinafre com folhas bem verdes, sem partes murchas. Se as folhas estiverem amareladas e talos escurecidos significa que o espinafre está velho.Como armazenar: Do mesmo jeito que o agrião.

13. MANDIOCA
Como escolher:  Geralmente, a mandioca é vendida com a ponta cortada para que seja possível verificar o miolo que deve ser branco, sem manchas pretas. Caso compre a mandioca já descascada tenha cuidado em conferir a data de validade e opte pela embalagem a vácuo.Como conservar: A mandioca estraga rápido, então quando comprar não demore para consumir. Se tiver comprado a mandioca em pedaços, guarde já descascada e imersa na água na geladeira por uns 4-5 dias, mas se tiver comprado a inteira ela só dura 2 dias na geladeira.

14. MILHO VERDE
Como escolher:  A casca do milho deve ser verde e fresca e os grãos graúdos, brilhantes e sem manchas.Como conservar: O milho fica mais saboroso de for consumido o quanto antes. Se não for consumir de imediato, guarde-o com a casca mesmo na geladeira dentro de um saco plástico. Você pode também guardar os grãos após cozidos, é só retirá-los da espiga com ajuda de uma faca e levar a geladeira dentro de um recipiente.

15. PIMENTÃO
Como escolher:  Escolha os pimentões que tenha a cor mais viva e uniforme, a pele sem marcas e com talo verde.Como armazenar: O pimentão dura em média uma semana se for conservado na geladeira dentro de um saco plástico perfurado.

16. REPOLHO
Como escolher:  Deve ter a cor viva e a cabeça firme, pesada e sem machucados. As folhas não devem ter manchas e devem ser firmes e não macias.Como armazenar: Conserve o repolho por até 10 dias em saco plástico, na gaveta da geladeira. Se for guardar o repolho cortado, então cubra-o com papel-filme e guarde na geladeira por uns 2 dias.

17. VAGEM
Como escolher:  Escolha as inteiras, firmes e com cor verde, sem pontos escuros. As sementes frescas são pequenas, então se você observar que a vagem está “gordinha”, não compre.
Como conservar: Conserve a vagem dentro de um saco plástico na geladeira por até uma semana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sagu Soltinho

Dica: FLAMBAR ALIMENTOS: O QUE É? PRA QUE SERVE?

Licor de Jambo