Dica: ACABAR COM CARUNCHO / GORGULHO

ACABAR COM CARUNCHO / GORGULHO

Os CARUNCHOS também conhecidos como GORGULHO, Araecerus fasciculatus (caruncho-do-café), Acanthoscelides obtectus (caruncho-do-feijão). 
O que são os carunchos/gorgulhos? Como se reproduzem? clique aqui e leia
São bichinhos que se alimentam de madeira e de tudo que contenha celulose, bem como de cereais, farelos, farinhas e rações.
Curiosidades:
  • Possuem grande capacidade de vôo
  • Não transmitem doenças.
  • Não se desenvolvem em baixas temperaturas
Quando a infestação é pega no início estes bichinhos não “estragam” o alimento e nem fazem mal para a saúde. Os carunchos inclusive são proteicos e não mudam o gosto quando estão em pequena quantidade.
Se a infestação de carunchos não for muito grande é possível, na hora de usar, apenas cobrindo com água a vasilha e escorrendo algumas vezes, pois os carunchos bóiam e são eliminados com alguma facilidade.
 
 
 
 
COMO EVITAR:Depois de abertos, guarde os alimentos hermeticamente fechados, coloque uma folha de louro dentro do pote para afastar caruncho/gorgulho/brocas.
Mantenha os armários da despensa sempre limpos, sem alimentos derramados nas prateleiras.
Limpe os armários/despensa no mínimo 1 vez por mês – o ideal é limpar sempre que fizer compras. Passe um pano úmido quase seco e depois seque. Você pode usar detergente, sabão de coco ou vinagre de álcool branco para limpar.

 
 
Sempre cheque a DATA DE VALIDADE dos alimentos. Produtos novos devem ser colocados embaixo ou no fundo e os mais velhos e próximos de vencerem devem ficar na frente e serem consumidos primeiro.
 
DICA – REPELENTE NATURAL!
Depois da limpeza da despensa, coloque um recipiente com borra de café num cantinho do armário. Ele vai funcionar como um inseticida natural contra os carunchos. Troque a cada 15 dias.
 
DICA: ORGANIZAÇÃO PREVINE ! Despensa organizada propicia melhor visualização dos alimentos. Evita compras desnecessárias e estoque em excesso
 
 
Dados científicos sobre carunchos/gorgulhos:
 
Imunilar – Controle de Pragas Urbanas http://www.imunilar.com.br/caruncho-ou-gorgulho.html
 
ASSISTA O VÍDEO: COMO ELIMINAR CARUNCHOS
 
Abraços e  até o próximo post!
Soluções práticas para  o seu dia a dia!
Lucy Mizael
(27)8167-3414

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sagu Soltinho

Dica: FLAMBAR ALIMENTOS: O QUE É? PRA QUE SERVE?

Licor de Jambo