Dez truques culinários para facilitar a vida na cozinha

Rita Lobo é mestre em dar dicas práticas que deixam o dia a dia na cozinha mais fáceis. Se o molho branco ficou empelotado e você não sabe o que fazer, ela tem um truque. Quer saber o ponto exato das claras em neve? E como picar cebola e tomate em cubinhos lindos e perfeitos? Selecionamos essas e outras dicas da cozinheira em um só lugar. Confira:

o que fazer para não chorar na hora de cortar cebola
Como cortar cebola sem chorar? É só colocar a tábua de corte ao lado da chama do fogão ligado.

"Essa é uma ótima maneira de evitar as lágrimas. Isso acontece porque a chama consome uma parte dos gases irritantes aos olhos que a cebola solta", explica a apresentadora do
"Cozinha Prática" Rita Lobo.

como cortar tomate em cubinhos
"É só cortá-lo na metade, tirar as sementes com o dedo e apertá-lo contra a tábua até que ele fique plano. Dessa maneira, a gente corta os cubinhos por igual e do tamanho que quisermos”, explica.

 

trocar maionese por iogurte
segredinho deixa os pratos mais saudáveis

Tradicionalmente, o salpicão é feito com maionese. Mas para dar um toque diferente e deixá-lo mais leve, sem perder a cremosidade, ela pode ser substituída pelo iogurte.

"Esse é um truque culinário que serve para outros pratos que também levam maionese ou creme de leite!", sugere a apresentadora do "Cozinha Prática" Rita Lobo.
 

como não empelotar o molho branco
É muito comum o molho branco ficar engrumado. "Se isso acontecer, não precisa entrar em pânico: liquidificador nele", diz a apresentadora do "Cozinha Prática" Rita Lobo






 


 o ponto exato das claras em neve
claras devem ficar firmes em pé

Para saber o ponto exato das claras em neve existe um truque infalível! Quem explica é a apresentadora do "Cozinha Prática" Rita Lobo: "Assim que as claras começarem a firmar, basta tirar um pouco com um garfo e colocar de pé. Se o 'biquinho' estiver caído, ainda não está no ponto. A hora certa de parar é quando elas ficarem firmes em pé!".


usar filme PVC para fazer ovo poché
preparo do ovo cozido é muito simples
“Eu demorei 10 anos para aprender a fazer um ovo poché perfeito e, daí, no dia seguinte da minha conquista, me ensinaram uma técnica que permite que todo mundo faça um ovo

poché impecável”, explica a apresentadora do "Cozinha Prática" Rita Lobo.

O truque consiste em embrulhar o ovo forrando uma tigelinha com o filme plástico e untando com um pingo de óleo. "Aí é só quebrar o ovo dentro, juntar as pontas do filme como uma trouxinha, dar um nó bem justo e colocar na água com cuidado por três minutos e meio", coplementa. Depois, abra o filme e finalize o preparo na água.

marinar o peito de frango
marinada deixa a carne suculenta e saborosa
A marinada é um truque culinário que deixa o filé de frango suculento e saboroso. Na
receita deste episódio, Rita Lobo mistura suco de laranja com azeite para fazer esse preparo.

“A fórmula básica leva sempre uma gordura e um ácido. Além do azeite, a gordura pode ser leite de coco, óleo de milho, de canola ou pasta de amendoim. Como ácido, dá para usar vinho, vinagre ou sucos cítricos”, revela a chef e apresentadora do "Cozinha Prática".

como transformar a calda de açúcar em caramelo
calda de caramelo serve para acompanhar bolos e sorvetes

A apresentadora do "Cozinha Prática" Rita Lobo ensina a transformar a calda de açúcar em calda de caramelo, que é um ótimo truque culinário. Serve para acompanhar bolos, frutas e sorvetes, tornando tudo mais tentador. "A calda de caramelo fica mágica com o crocante de banana e dá um toque essencial ao prato", sugere Rita. Veja como fazer a preparação:

Ingredientes:
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de água
  • 200 g de creme de leite de caixinha

Modo de preparo:
Numa panela, junte o açúcar com a água e misture com o dedo indicador, até dissolver. Cuide para o açúcar não grudar nas laterais da panela. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar, sem mexer, por cerca de 10 minutos, até que fique com uma coloração âmbar. Desligue o fogo e, com cuidado para não se queimar, junte o creme de leite. Mexa vigorosamente com um batedor de arame. Sirva à parte, com o crocante de banana.

dicas de como congelar massa
não esqueça de datar e identificar o alimento
A massa crua da piadina, embalada em filme, pode ser congelada por até 3 meses. Para descongelar, basta tirar do freezer 1 hora antes, mantendo em temperatura ambiente.

“Quanto mais cheio o seu freezer, menos energia ele consome. Eu sempre tenho no meu congelador um pouco da massa crua de piadina”, conta Rita Lobo, do "Cozinha Prática". Mas não se esqueça de escrever o nome e a data do preparo, congelando no mesmo dia em que preparar a massa. Por precaução, você pode usar os tipos de canetas com tinta permanente.

pitada de açúcar na cebola para acelerar a caramelização
atenção com a temperatura do fogo para não estragar o truque

“Para caramelizar a cebola, além de um pouco de sal que ajuda a soltar os líquidos e açúcares naturais do ingrediente, o segredo é acrescentar uma pitadinha de açúcar”, conta Rita Lobo.

Achou estranho colocar açúcar na cebola?

 Esse é o truque da apresentadora do "Cozinha Prática" que acelera o processo de caramelização.

Mas atenção, tem que deixar em fogo baixo por 15 minutos, sem aumentar. "Fogo alto para acelerar o processo só faz a cebola esturricar, queima o açúcar e ainda faz uma fumaceira danada. Tem que ser devagar e sempre", indica Rita Lobo.


Créditos a GNT: http://gnt.globo.com/receitas/Dez-truques-culinarios-para-facilitar-a-vida-na-cozinha.shtml

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sagu Soltinho

Dica: FLAMBAR ALIMENTOS: O QUE É? PRA QUE SERVE?

Licor de Jambo