Costela Bovina:Cortes,temperos e preparos



Tipos de cortes Costela Bovina: Cortes, temperos e preparos

 


                                              
     Recheando o matambre            Ja amarrado                   Depois de pronto

     O matambre é uma (espécie de capa) que cobre a superfície da costela.
     Retire o matambre por inteiro, coloque-o sobre a mesa com a parte interna voltada para cima, recheie com: bacon em fatias, pimentão vermelho, cenoura, lingüiça de frango, cebolinha verde picada e salpique uma pequena quantidade de sal grosso. Enrole o matambre e amarre com barbante próprio para churrasco. Envolva em papel alumínio com 4 voltas e deixe assar por 4 horas a 60 cm do brasido. Retire o papel e deixe dourar por mais 30 min.
DICA: Adicione queijo provolone cortado em pedaços mais grossos ( em media de 1 a 2 cm).

 Fogo de chao:Uma peca de costela bovina de 10kg,salpique sal grosso sobre ela com um pouco de azeite de cozinha,para que o sal grude e não caia na hora de espetala no chão.Massageie o sal junto com o azeite espalhando uniformemente.Use o espeto de preferência e depois do fogo já pronto(brasa forte)coloque a costela deixando aproximadamente meio metro do fogo de cada lado.Tempo de assado e de 7 a 9 horas.Tome cuidado para que o fogo nao de tapas na costela,evitando assim que ela queime.
OBS:Não adiante o tempo,um dos maiores segredos  da costela fogo de chão e a paciência,e não caia na tentação de corta-la antes de assar por completo.

Costela de Ripa:Corte tradicional do Rio Grande do Sul,no tempo dos pampas,era muito usado nas invernadas quando se faziam as travessias com boiadas pelas terras gauchas,por ser um assado pratico e bastante sustentável.A costela deve ser cortada com 8cm de largura e pesando aproximadamente  2kg.Unte a costela com azeite de cozinha e adicione o sal grosso nos dois lados,depois de espetar,coloque na churrasqueira a 20cm da brassa com o lado da carne para baixo e deixe assar por 10min,para que (lacre) a carne e fique bem suculenta ,depois vire o lado do osso para baixo e coloque a uma altura de 40cm da brasa bem forte e deixe assar por 3 a 4 horas,depois bata todo o sal e esta pronta para servir.
OBS:Não asse a costela de ripa em fogo,mas sim um brasido bem forte.

 Costela no aluminio: Salgue generosamente  a costela com sal grosso, envolva-a com 4 volta de papel com a parte brilhante para dentro,feche bem as bordas e leve a churrasqueira com  uma distancia de 50 cm  do fogo,cuidado para que não fure o papel alumínio.Deixe assar por 4 horas com o osso voltado para baixo,depois retire o papel e vire a carne para dourar por mais 30min.
DICA:Se quiser pode temperar com:1dente de alho fatiado,meia cebola grande em rodelas e sal grosso,podendo acrescentar um tablete de caldo sabor bacon,também fica muito bom.

  Costela campeira:Retire o matambre, adicione sal grosso a vontade sobre a costela,leve para a grelha com brasa forte durante 5 horas, com o osso virado para baixo,a 60cm do brasido,passando este tempo, vire a costela para baixo e deixe assar por mais 30 min. Bata todo o sal e sirva ainda quente.
DICA:Nao deixe o fogo diminuir o calor.

 Costela borboleta:Corte transversal da costela,deve ser cortada em media,1cm de largura.Tempere a seu gosto ou somente com sal grosso.Leve a churrasqueira com a grelha a 20cm da brasa bem forte,deixe assar por 5min de cada lad, e esta pronta para servir.
DICA:Tempero:Uma cebola grande cortada em cubos pequenos,3 colheres de azeite de soja,pimenta do reino preta,200ml de agua,1 macinho de cebolinha verde e sal a gosto.Deixe marinando por pelo menos 3 horas.

 Costela bananinha ou mignon da costela: Podem ser temperadas conforme a sua preferência ou somente com sal grosso.Espete as bananinhas em espeto duplo,uniformemente pelas suas laterais deixando-as bem juntas, leve ao brasido forte a uma distancia  de aproximadamente 30cm e deixe por 10min cada lado, para que fiquem mal passadas e mais suculentas,se preferir ao ponto, aumente o tempo de assado.
     DICA:Uma ótima e deliciosa opção para temperar as bananinhas e com mostarda.

  Ingredientes:Para um 1 kg: 200ml de mostarda escura de boa qualidade,1 dente de alho espremido,meia cebola picada bem miudinho,uma pitada de nos moscada,uma colher rasa de (cha) de pimenta do reino preta,uma colher de (sopa) de azeite de cozinha e sal a gosto,misture tudo em um recipiente e adicione na carne.deixe na geladeira por 3 horas.Antes de levar a carne ao fogo,(retire da geladeira com uma hora de antecedência,para que não ocorra choque térmico no assado).

Costela recheadaCostela recheada: Uma costela de aproximadamente 6 kg e sem osso, 2 kg de lingüiça de frango, uma xícara (cha) de salsinha picada, uma xícara (chá), uma xícara (cha) de cebola, 2 tomates picados sem semente, 200 g de mussarela espeto, sal grosso a gosto, papel alumínio ou celofane.

MODO DE PREPARO: com a faca abra a parte central de um dos lados da costela, fazendo o mesmo do outro lado, ate que os cortes se encontrem ao meio, mas sem cortar as bordas, como se estivesse tirando somente o miolo do pão. Em um recipiente, desmanche as lingüiças despençando as peles. Acrescente a salsinha, o tomate e a cebola e mecha com as mãos ate formar uma mistura homogênea. Recheia a costela com a mistura feita e vá intercalando com os pedaços de queijo, repetindo o procedimento do outro lado da carne. Costure as bordas da carne com fios próprios para churrasco, para que o recheio não saia. Coloque a costela sobre o papel alumínio e salpique sal grosso sobre ela. Embrulhe dando 5 voltas no papel de modo que feche totalmente as laterais. Leve ao fogo por aproximadamente 5 horas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sagu Soltinho

Dica: FLAMBAR ALIMENTOS: O QUE É? PRA QUE SERVE?

Licor de Jambo